Ex-secretário de Segurança do DF volta ao Brasil e será nº 2 da PF

Sandro Avelar está como adido em Londres e deve retornar a Brasília até dezembro para assumir o cargo

Avelar é delegado da PF desde 1999 | Foto: Wilson Dias / Agência Brasil / R7 / CP

O delegado de Polícia Federal Sandro Torres Avelar, ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, vai voltar ao Brasil para ser o diretor executivo (Direx) da PF, em Brasília. Atualmente, ele é adido em Londres, Inglaterra, e vai substituir Cairo Duarte, que será adido no Canadá. Ao R7 Brasília, Sandro Avelar disse que sua volta será “em breve”.

Avelar é bacharel em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Delegado de Polícia Federal desde 1999, já exerceu os cargos de diretor do Sistema Penitenciário Federal no Ministério da Justiça e liderou o combate ao crime organizado na Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal.

O delegado também foi coordenador-geral de Recrutamento e Seleção da Academia Nacional de Polícia (ANP) e integrou a Comissão da Reforma do Código de Processo Penal no Senado Federal. Em abril de 2006, foi eleito presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) por dois mandatos e encerrou sua gestão em abril de 2010.

No governo de Agnelo Queiroz no Distrito Federal, Avelar foi secretário de Segurança Pública. Ele também já ocupou esse mesmo cargo de Direx na gestão do então diretor-geral Fernando Segóvia, no governo de Michel Temer.