Confiança dos pequenos negócios se mantém estável em outubro

Foto: Guilherme Almeida/Correio do Povo

A confiança dos pequenos empresários voltou a registrar estabilidade em outubro, após ter apresentado uma ligeira queda em setembro. A informação é do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com base nos dados da Sondagem Econômica das Micro e Pequenas Empresas, realizada mensalmente em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O Índice de Confiança das Micro e Pequenas Empresas (IC-MPE), que agrega os índices dos três principais setores da economia (comércio, serviços e indústria de transformação) se manteve nos 98,7 pontos em outubro. Em janeiro, o índice estava em 90,8, o que para a entidade confirma uma recuperação dos pequenos negócios, mas com alguma insegurança entre os empresários, diante da alta da inflação e da instabilidade econômica.

De acordo com a pesquisa, pelo sétimo mês consecutivo o setor de serviços apresentou aumento no índice de confiança que atingiu, em outubro, 99,1 pontos. O crescimento foi de 2,3 pontos se comparado com setembro, o maior índice desde dezembro de 2013, quando atingiu o patamar de 100,2 pontos.

O Índice da Situação Atual das MPE de serviços avançou 6 pontos, alcançando o patamar de 97 pontos. Segundo a entidade, esse resultado foi influenciado tanto pela percepção de melhora das empresas sobre o volume de demanda atual, cujo índice subiu 7,3 pontos, quanto pela situação atual dos negócios, que avançou 4,8 pontos.