Inflação do transporte por aplicativo salta 19,85% em outubro

Foto: Tiago Medina/CP

Quem usa o transporte por aplicativo percebeu que a conta subiu 19,85% em outubro. Os dados fazem parte do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), divulgados hoje pelo IBGE, o que representa cinco vezes mais que a inflação do etanol, por exemplo, que avançou 3,54% no mesmo período. Em outubro, a gasolina subiu 3,10%.

Os dados revelam que esse aumento aconteceu, principalmente, em outubro pois, no acumulado do ano, a inflação do transporte por aplicativo registra uma alta de 12,10%, abaixo do reajuste de 51,25% do etanol e de 38,29% da gasolina. Em agosto, a inflação do transporte público subiu 3,06%, enquanto o etanol encareceu 4,50%. Em setembro, o transporte por aplicativo ficou 9,18% mais caro, e o etanol subiu 3,18%.

Esse reajuste no custo do transporte por aplicativo representa aumentos adotados pelas empresas para melhorar os ganhos dos motoristas autônomos, que estavam desistindo de corridas pelo baixo retorno. Em setembro, por exemplo, a Uber e 99 anunciaram reajuste médios nos ganhos dos motoristas de 15%.