As solenidades de formatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) voltarão a ser realizadas no Salão de Atos para os concluintes do primeiro semestre de 2021. A decisão ocorre depois de dois semestres de colações de grau em gabinete, realizadas de forma totalmente virtual, ou em pequenos grupos nos espaços das próprias Unidades Acadêmicas da instituição.
O Plano de Retorno das Colações de Grau, elaborado pela Coordenadoria de Cerimonial do Gabinete do Reitor e pela Administração do Salão de Atos, recebeu aval do Comitê Covid Ufrgs, em reunião nessa segunda-feira. Em princípio, a retomada vai ser aplicada às cerimônias de todas as turmas concluintes do primeiro semestre letivo e da turma do curso de Medicina do segundo semestre.
As regras e os protocolos atendem às diretrizes estabelecidas pelo Comitê e também seguem os decretos dos governos municipal e estadual. Entre as principais mudanças, a limitação no número de alunos no palco e de convidados na plateia. A fim de resguardar o distanciamento entre as pessoas, no máximo 36 formandos poderão ocupar o palco simultaneamente – turmas maiores serão divididas dentro da mesma cerimônia – e 329 poltronas do Salão de Atos serão disponibilizadas aos convidados dos estudantes. Já a mesa de autoridades pode ser composta por até seis pessoas.
A Ufrgs ainda vai exigir que todas as pessoas que fazem parte da população vacinável comprovem que se imunizaram completamente. Os participantes também devem usar máscara do tipo PFF2 ou N95 durante todo o tempo de permanência nas dependências da universidade. Além disso, a cerimônia em si e os ensaios das colações de grau passarão por adaptações, de modo a manter o distanciamento e o mínimo de contato entre as pessoas.