Grêmio vence o Fluminense e segue vivo na luta pela permanência na Série A

De cabeça, Diego Souza marcou o gol do jogo aos 16 minutos do segundo tempo

Duelo foi válido pela 31ª rodada do Brasileirão | Foto: Fabiano do Amaral/CP

Após quatro derrotas seguidas, o Grêmio venceu o Fluminense por 1 a 0 na noite desta terça-feira, na Arena, pela 31ª rodada do Brasileirão e segue vivo na luta pela permanência na Série A. O resultado reduz a vantagem do Santos, primeira equipe fora do Z4, para seis pontos.

No entanto, a missão gremista ainda é árdua. De acordo com as projeções matemáticas, a equipe de Vagner Mancini precisa de cinco vitórias nos próximos oito jogos. No sábado, o adversário será o América Mineiro, na Arena Independência.

Sem presença de torcedores e repleto de desfalques, o Tricolor sofreu alguns sustos, viu o VAR anular um golaço do Fluminense, mas Diego Souza garantiu o triunfo aos 16 minutos do segundo tempo.

Jogo aberto

Desesperado, o Grêmio se lançou ao ataque desde o primeiro minuto e quase abriu o placar logo com 45 segundos. Novidade na escalação, o jovem Elias Manoel ganhou em bate rebate dentro da área e finalizou no travessão do goleiro Marcos Felipe. Na sequência, o lateral Diogo Barbosa avançou bem em tabela com Campaz, mas cruzou para ninguém dentro da área.

A resposta do Fluminense chegou aos 11 minutos. O lateral Calegari fez bom lançamento, Vanderson não conseguiu cortar e a bola ficar limpa para o atacante John Kennedy não fosse importante intervenção do goleiro Brenno. Com os dois times procurando atacar, o jogo foi franco ao longo de toda a primeira etapa. Elias, aos 14, obrigou Marcos Felipe a trabalhar em finalização cruzada.

Em boa jogada construída pelo Tricolor gaúcho, Diego Souza quase abriu o placar. Vanderson levantou da direita e o centroavante cutucou de cabeça a bola tirando tindo do poste aos 25 minutos. Do meio para o final, as equipes passaram a equilibrar as ações e brigar pela bola no meio de campo.

O time gremista até conseguia criar, entretanto deixava espaços na defesa. Aos 40 minutos, John Kennedy girou bem e chutou forte. Brenno, em dois tempos, conseguiu defender. Aos 45 minutos, uma chance de ouro na bola parada. Diego Souza foi derrubado a um palmo da grande área. Na cobrança, Lucas Silva mandou direto pela linha de fundo e a igualdade foi para o vestiário.

Tensão até o fim

Mancini promoveu uma troca no Grêmio para o segundo etapa. Elias deixou o campo para Ferreira entrar. A mudança surtiu pouco efeito na ofensividade gremista. Na verdade, o time Tricolor levou um susto. Caio Paulista fez um golaço aos 11 minutos. Na hora do cruzamento, Marlon estava em posição irregular. O lance foi bastante ajustado. Na sequência, John Kennedy recebeu com liberdade e Brenno fez grande defesa.

Em seu pior momento no jogo, o Grêmio encontrou o gol. Sarará levantou na medida e Diego Souza cabeceou firme sem chances para Marcos Felipe. A bola entrou na gaveta.

Após o tento, Mancini colocou Douglas Costa na vaga de Campaz. Aos 29 minutos, o meia quase marcou um golaço. Ele passou por quatro marcadores em velocidade e chegou até a área, mas o chute foi em cima do arqueiro Fluminense.

A tensão seguiu até o fim. O Grêmio abdicou da bola e esperou os visitantes. As ameaças surgiram principalmente pelo alto, com a defesa gremista se sobressaindo ao ataque. Nos contragolpes, quase que o time ampliou. Ferreira novamente parou em Marcos Felipe. No último minuto do jogo, drama para os tricolores gaúchos. Uma falta. Por sorte, Marlon mandou direto pela linha de fundo e o time gremista voltou a vencer no Brasileirão.