Assembleia passa a adotar formato exclusivamente presencial para votações

Já as sessões ordinárias das quartas e quintas-feiras, suspensas desde março, assim como as especiais e as solenes, se darão no formato híbrido

Foto: Joel Vargas/ALRS

O avanço da vacinação e a melhora dos números relativos à pandemia de coronavírus no Rio Grande do Sul vão permitir que as sessões plenárias deliberativas (com votação) da Assembleia Legislativa, realizadas tradicionalmente às terças, voltem a ser exclusivamente presenciais – e não mais híbridas – a partir de hoje.

Já as sessões ordinárias das quartas e quintas-feiras, suspensas desde março, assim como as especiais e as solenes, se darão no formato híbrido – presencial e virtual.

De acordo com uma resolução aprovada em plenário, ainda em fim de setembro, “as sessões ordinárias e extraordinárias serão presenciais sempre que deliberativas, ficando facultada para as sessões em que não haja Ordem do Dia a realização na modalidade híbrida ou virtual”.

Ainda conforme a redação aprovada, “as sessões solenes e especiais serão realizadas às quartas-feiras, com qualquer número de deputados, todas de forma híbrida, compostas de parte presencial e parte virtual, salvo, em ambos os casos, deliberação contrária da maioria absoluta dos membros da Mesa”.

Com o retorno das sessões ordinárias, também vai ser retomado o período do Grande Expediente, momento em que um parlamentar utiliza a tribuna, por até 20 minutos, para falar de algum tema específico ou realizar homenagens.