A avenida Severo Dullius passou por uma ação de limpeza em toda a sua extensão, no bairro Anchieta, nesse fim de semana. Uma equipe formada por seis garis e servidores, com o auxílio de duas retroescavadeiras e oito caminhões, retirou, além de lixo, muitos resíduos descartados de maneira irregular.
O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) promoveu o recolhimento do material em apoio à Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi), para que a ampliação da avenida, que era uma das obras previstas para a Copa do Mundo de 2014, tenha sequência.
“Retiramos 30 toneladas de entulhos no sábado. Pretendemos retirar mais 100 toneladas no domingo, chegando a 130”, estimou o encarregado pela limpeza do DMLU, Jadir Rodrigues. O profissional disse ainda que o serviço seguiria na região até a próxima quarta-feira.
As retroescavadeiras não paravam de encher os caminhões na manhã deste domingo. Havia lixo de todo tipo, como resto de material de concreto e demolição, muitos galhos de árvores, terra e vidro. Os detritos são deixados na avenida de forma irregular durante as madrugadas quando pouca gente circula pelo local.
Além do problema da sujeira, o lixo largado oferece riscos para a saúde pública. “Precisamos terminar a limpeza para as obras da Copa seguirem aqui. Depois de recolher o lixo, entram em ação a capina e o roçado na avenida”, explicou Jadir Rodrigues, lembrando que na última limpeza realizada na Severo Dullius, há seis meses, foram retiradas 2,5 toneladas de resíduos.
Os caminhões que saem carregados de lixo transportam o material recolhido para a Estação de Transbordo da Lomba do Pinheiro, onde os veículos da coleta domiciliar e de lixo público descarregam todo o resíduo da cidade. De lá, o material segue para o aterro sanitário de Minas do Leão, distante 113 quilômetros de Porto Alegre.
Conforme informações da Prefeitura da Capital, a ampliação da avenida Severo Dullius atingiu os 75% de execução, na Zona Norte da cidade. Os serviços acontecem no prolongamento da região do Aeroporto Salgado Filho até a avenida Sertório. Quando estiver concluída, a Severo Dullius fará a ligação da região do aeroporto com a avenida Sertório, facilitando o acesso à BR 116 e também para a avenida Assis Brasil.
A intervenção, com dois quilômetros de extensão, conta com investimento de R$ 77,9 milhões. O prazo de conclusão está previsto para abril do próximo ano.