Sexta edição da Virada Sustentável de Porto Alegre terá mais de 50 atividades

Evento teve abertura nesta sexta-feira

Sexta edição da Virada Sustentável de Porto Alegre terá mais de 50 atividades | Foto: Luiz Munhoz / Divulgação / CP

A sexta edição da Virada Sustentável de Porto Alegre 2021 terá a realização de mais de 50 atividades culturais na Capital. O festival de sustentabilidade começa neste sábado com debates, shows, oficinas e instalações artísticas de forma híbrida – com atrações on-line e presenciais, respeitando os protocolos de saúde. A abertura oficial do evento foi realizada nesta sexta-feira na Casa de Cultura Mário Quintana (CCMQ), em Porto Alegre.

Na cerimônia de abertura, foi realizado o painel sobre a nova Lei de Incentivo à Reciclagem, seguindo a principal temática deste ano, que é cidades sustentáveis. O coordenador da Virada Sustentável, Vitor Ortiz, disse que grande parte da programação do evento será feito em área aberta e que haverá todos os cuidados com relação a Covid-19. “Vamos reunir as pessoas com todo o cuidado neste final de semana no Vila Flores”, ressaltou.

O debate sobre a Lei 15.651/21 – que autoriza que empresas aportem parte dos valores de ICMS devidos ao Rio Grande do Sul para financiar projetos de reciclagem, fomentando o sistema de coleta seletiva e reciclagem, por meio de leis de incentivo. A atividade contou com a participação de Vanessa Falcão, engenheira Sanitarista e Ambiental especialista na gestão de resíduos Sólidos; de Vick Martinez, Relações Institucionais na Regional RS da Braskem; e de Osmar Vidal, diretor da Cooperativa de Trabalho dos Recicladores de Resíduos Orgânicos e Inorgânicos de Santa Cecília do Sul (Coopercicla).

A coordenadora socioambiental da Virada Sustentável, Júlia Caon Froeder, destacou que toda a programação da Virada Sustentável Porto Alegre 2021, é gratuita e concebida para diferentes públicos. O evento, segundo ela, está pautada pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), principalmente os objetivos ODS 02 – Fome Zero e Agricultura Sustentável; ODS 10 – Redução das Desigualdades; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis; e ODS 12 – Consumo e Produção Sustentáveis.

Arte

Também foi realizada nesta sexta-feira a abertura da exposição de artes Natureza Plástica, do artista visual Eduardo Srur, com curadoria de Fernando Zugno. O artista esteve presente no evento, participando de uma visita guiada à mostra. A exposição Natureza Plástica seguirá aberta ao público do dia 6 até o dia 21 de novembro, data de encerramento da Virada Sustentável 2021, na Galeria Sotero Cosme, do MACRS, no 6º andar da CCMQ, das 10h às 18h.

A Virada de Porto Alegre também realiza em 2021 o projeto Arte Urbana na Virada Sustentável, que tem patrocínio da Braskem e Sulgás, com financiamento do Pró-Cultura/Secretaria da Cultura do Estado. A Virada Sustentável é apresentada pela Braskem, com patrocínio da Sulgás, Gerdau e CMPC, apoio institucional da Casa de Cultura Mario Quintana, da Aliança Francesa, TVE, FM Cultura, NIC.br e prefeitura de Porto Alegre.

O primeiro final de semana da Virada Sustentável 2021 de Porto Alegre terá neste sábado a exibição na TVE do “Clubinho da Cacá” e das 10h às 20h atividades no Vila Flores com a realização de feiras, oficinas, shows de jazz, espetáculos multiartes e Feira Brick de Desapegos. A exposição Natureza Plástica será realizada das 10h às 18h na Galeria Sotero Cosme, no 6º andar da Casa de Cultura Mário Quintana. Em horário livre, a exposição fotográfica As Praias de Porto Alegre será feita na Galeria Escadaria, localizada no viaduto da avenida Borges de Medeiros. A mostra traz imagens inéditas dos belos cenários que os 72 quilômetros da orla oferecem, mas a população pouco conhece.

No domingo, dia 7 de novembro, haverá das 19h às 20h a exibição na TVE do Painel sobre a Lei de Incentivo à Reciclagem e das 20h às 21h, a a apresentação na TVE do Painel Cidades Inteligentes. No Vila Flores, das 10h às 20h, acontece oficinas, feiras, shows de jazz, espetáculos multiartes e Feira Brick de Desapegos. Das 10h às 18h, a Galeria Sotero Cosme, 6º andar da CCMQ, segue com a exposição Natureza Plástica. A Exposição Fotográfica As Praias de Porto Alegre acontece no domingo na Galeria Escadaria, localizada no viaduto da avenida Borges de Medeiros.