A cidade de Porto Alegre atingiu a marca de 1 mihão de pessoas com esquema vacinal completo contra a Covid-19. O anúncio do feito foi divulgado nesta sexta-feira pela prefeitura da Capital. Segundo informações do Executivo municipal, a cidade já tem 82,6% da população acima de 12 anos com a vacinação concluída, seja com duas doses ou com a dose única.
Hoje, a vacinação contra o coronavírus ocorre em 48 locais de Porto Alegre: Shopping João Pessoa, Largo Glênio Peres, 11 farmácias parceiras e 35 unidades de saúde – sete delas com atendimento até as 21h (Belém Novo, Diretor Pestana, Morro Santana, Primeiro de Maio, Ramos, São Carlos e Tristeza).
Quem recebeu a primeira dose da Coronavac até 8 de outubro (28 dias), da Astrazeneca ou da Pfizer até 10 de setembro (oito semanas) já pode completar o esquema vacinal. Para isso basta apresentar documento com foto e CPF, além da carteirinha de vacinação com o registro da primeira aplicação, na hora de se vacinar.
Dose de reforço
Pessoas com 60 anos ou mais e profissionais de saúde de todas as idades com a segunda dose até 5 de maio (seis meses) e imunossuprimidos com esquema vacinal completo até 8 de outubro (28 dias), podem receber a dose de reforço da vacina contra a Covid-19.
Enquanto avança na imunização, Porto Alegre já discute a possibilidade de liberação do uso de máscaras em ambientes abertos. A medida foi novamente defendida nesta semana pelo prefeito Sebastião Melo. O assunto foi até tratado entre Melo e o governador Eduardo Leite, durante encontro na semana passada.