Jornalista Taline Oppitz recebe o título de Cidadã Emérita de Porto Alegre

Cerimônia aconteceu no Plenário Ana Terra, na Câmara Municipal de Porto Alegre, e participaram dela o prefeito da cidade, Sebastião Melo, vereadores e a família Oppitz

Foto: Guilherme Almeida / Correio do Povo

A jornalista Taline Oppitz recebeu o título de Cidadã Emérita de Porto Alegre durante evento realizado na Câmara Municipal na manhã desta sexta-feira. Estavam na solenidade, no plenário Ana Terra, o presidente da Casa, vereador Márcio Bins Ely, o prefeito da cidade, Sebastião Melo, e diversos políticos, inclusive o vereador Reginaldo Pujol (DEM), que propôs a distinção à profissional.

O fato do título ter sido aprovado por unanimidade na legislatura passada foi um dos pontos de destaque do discurso de todos os presentes, em especial, de Pujol. “O quanto é querida a nossa Taline Oppitz. A presença de diversos vereadores, de todas as correntes políticas, mostra isso”, celebrou o político. Inclusive, quebrando o protocolo da cerimônia, diversos vereadores, dentre eles Mônica Leal(PP), Cassiá Carpes (PP), Lourdes Sprenger (MDB) e Jonas Reis (PT), se manifestam também em homenagem ao trabalho da profissional.

O prefeito da cidade, Sebastião Melo, também fez o uso da palavra na cerimônia. “Tu tens a característica de ouvir todos os lados da notícia. Você nunca deixa fr ouvir a parte contrária e isto tem valor. Parabéns pela tua postura! A crítica política ajuda ao político e o reconhecimento de vocês é um aplauso”, destacou.

Participaram ainda da cerimônia Tânia Regina Oppitz, mãe da homenageada, e o filho da mesma, Joaquim, de 10 anos. “O sentimento é de um enorme orgulho, pois esse título vem coroar o caráter e a retidão profissional dela. Há 18 anos ela está firme na Rádio Guaíba e no Correio do Povo passando a sua mensagem com honestidade, sem enganar o ouvinte ou leitor”, disse emocionada Tânia Regina.

Na sua manifestação, a jornalista se disse honrada com o reconhecimento do seu trabalho na Rádio Guaíba, no comando do programa Esfera Púbica, e no jornal Correio do Povo, como colunista política. Aproveitando a oportunidades, Taline fez um um apelo aos partidos políticos para que apostem verdadeiramente em candidaturas femininas, considerando que, assim como em redações de jornais, o ambiente político sempre foi um território masculino e que atualmente as mulheres vêm ganhando mais espaço. “Peço que os partidos apostem verdadeiramente nas mulheres”, destacou.

Natural de Porto Alegre, a jornalista viveu a infância em Tapes, na região Sul do Estado. Formada em Jornalismo pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), iniciou a carreira como repórter na editoria de política do jornal Correio do Povo. Escreveu ainda para a Revista Voto. Recebeu, em março de 2020, o Troféu Mulher Cidadã na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.