Governadores reafirmam compromisso com metas sustentáveis em encontro com herdeiro do trono britânico

Reunião teve a participação de Eduardo Leite e governadores do Espírito Santo e Mato Grosso

Reunião com príncipe de Gales ocorreu no Museu e Galeria de Arte Kelvingrove, em Glasgow | Foto: Divulgação

O governador gaúcho Eduardo Leite participou de um encontro de chefes de Executivo estadual do Brasil com o príncipe Charles, herdeiro do trono britânico, na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP26), em Glasgow, na Escócia. Além de Leite, compareceram a reunião, nesta quinta-feira, os governadores do Espírito Santo, Renato Casagrande, e de Mato Grosso, Mauro Mendes, acompanhados de secretários dos Estados e prefeitos.

A reunião com o príncipe de Gales ocorreu no Museu e Galeria de Arte Kelvingrove, em Glasgow, e foi viabilizada pela Iniciativa de Mercados Sustentáveis (SMI), criada para acelerar o progresso global em direção a um futuro sustentável. Os governadores e prefeitos que participaram já declararam, em algum momento, estarem comprometidos com a campanha Race to Zero, que estimula a redução das emissões de carbono. Os principais tópicos da reunião foram os desafios e as oportunidades relacionados às mudanças climáticas no Brasil, como projetos de infraestrutura.

“Mais uma oportunidade de estarmos juntos para alinhar estratégias e puxar em direção das nossas metas de descarbonização da economia. Apresentamos toda uma visão de Brasil, especialmente focada na Amazônia, no reflorestamento e na proteção das florestas. Coube a mim, como governador do RS, falar da nossa diversidade, do nosso pampa, e das estratégias que estão alinhadas desde que assumimos o compromisso Race to Zero, direcionado a zerar emissões de carbono até 2050”, detalhou Leite.

O plano do RS que integrará a Race to Zero será desenvolvido nos próximos 12 meses e executado imediatamente. De acordo com o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos Júnior, deve contemplar a matriz energética do transporte rodoviário, o maior responsável pelas emissões de carbono, e a recuperação de florestas plantadas.