RS registra mais 13 mortes e 554 novos casos de coronavírus

Até o momento, 35.525 pessoas perderam a vida para a doença em território gaúcho

Foto: Ricardo Giusti / Correio do Povo

O Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), confirmou mais 13 mortes por coronavírus nesta quarta-feira. Assim, o Estado chegou a marca de 35.525 óbitos em decorrência da enfermidade.

Conforme a SES, diante deste cenário, a mortalidade do vírus em território gaúcho é de 312,2 para cada 100 mil habitantes e a letalidade permanece em 2,4%.
A pasta também reportou nesta tarde mais 554 novos casos, de um total de 1.468.595 contaminados, desde o início da pandemia. Desses, 97% são considerados recuperados e 1% segue em acompanhamento médico.

UTIs

Com relação a ocupação dos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI), o Rio Grande do Sul registra índice de 60,2% nesta quarta. Atualmente, esse percentual reflete nas UTIs de instituições privadas, já que cinco regiões covid – de um total de 21 – estão com leitos esgotados. Em contrapartida, apenas a região de Cachoeira do Sul não tem mais vagas para pacientes graves na rede pública.

Na Capital, os leitos de UTI apresentam ocupação superior a 80% nesta tarde. Contudo, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), apenas 20% dos 695 pacientes internados recebem tratamento intensivo em função do coronavírus.

Ainda conforme a SMS, três hospitais monitorados – de um total de 18 – estão com as UTIs lotadas. São eles: Restinga, Ernesto Dornelles e Santa Ana – sendo que este não atualiza a situação operacional junto a prefeitura desde o dia 7 de outubro.