Produção industrial cresce no RS apesar da falta de insumos

Produção industrial no Rio Grande do Sul foi de -0,9%. Foto: Pixabay/Reprodução

Os índices da produção industrial, do emprego e a capacidade instalada cresceram, em setembro, segundo a pesquisa Sondagem Industrial. Os dados foram divulgada nessa quarta-feira (3), pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS). A produção atingiu 53,8 pontos, e revela elevação em relação a agosto, a quinta consecutiva.

O desempenho foi bem melhor ao esperado pela sazonalidade, que é de queda no período – a média histórica do nono mês do ano é de 48,4 pontos. Nos últimos 16 meses, apesar das dificuldades provocadas pela pandemia, em apenas dois, dezembro de 2020 e abril de 2021, a atividade não cresceu.

O emprego também segue a mesma dinâmica: o índice chegou a 53 pontos em setembro, quando a média do mês costuma ser de 49,2. O aquecimento da atividade industrial no Estado é confirmado também pela utilização da capacidade instalada (UCI). Em setembro, atingiu 75%, nível igual ao de agosto, mas o maior para o mês desde 2013 e superior ao da média dos mesmos meses (71,1%). Os empresários consideraram a capacidade utilizada muito próxima do normal para o mês. Aos 49,8 pontos, o índice de UCI em relação à usual está perto da linha divisória dos 50.