BC e Febraban lançam plataforma “Meu Bolso em Dia”

Crédito: Divulgação

O Banco Central e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) apresentaram nesta quarta-feira, 3, uma plataforma que pretende ajudar os consumidores a planejarem suas finanças, se utilizando de inteligência artificial para apresentar “recomendações personalizadas” a cada perfil ou necessidade financeira.

Acessada de forma gratuita na internet, a plataforma “Meu Bolso em Dia” utiliza o formato de jogos para tornar seu uso fácil e agradável, além de um incentivo de premiações como facilidades para renegociação de dívidas ou vouchers para compra em lojas parceiras

O conteúdo da plataforma foi criado por educadores e especialistas em finanças pessoais e comportamento do consumidor, com contribuições de integrantes da Comissão de Cidadania Financeira da Febraban.

O material aborda temas como planejamento financeiro, solução de dívidas, investimentos e relação com o dinheiro, em linguagem acessível a diferentes perfis da população e faixas etárias. Para utilizar a plataforma Meu Bolso em Dia é preciso primeiro fazer é um cadastro e mencionar quais seriam os objetivos do usuário para, depois, então fazer um diagnóstico da saúde financeira, por meio de perguntas simples e objetivas. O progresso do preenchimento é medido e diagnosticado, e a evolução é recompensada por incentivos.

Os pontos obtidos poderão ser trocados ou resgatados em instituições financeiras a partir de março de 2022. A plataforma foi testada por cerca de 37 mil usuários cadastrados. Desses, 9,1 mil concluíram a experiência e obtiveram uma nota média de 91,2 pontos.