O Gabinete de Crise decidiu, nesta quarta-feira, ampliar em 50% a capacidade de público nos estádios de futebol no Rio Grande do Sul. Segundo o governo estadual, as novas regras serão reveladas em decreto que será publicado ao longo da próxima sexta-feira.
O Piratini, no entanto, já adiantou que será mantido o distanciamento previsto entre as pessoas – de um metro entre os assentos – e que a operacionalização vai contar com a parceria da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Com a mudança, o clássico Grenal 434, marcado para o próximo sábado, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, poderá receber quase 30 mil torcedores.
Regras vigentes
Desde o dia 30 de setembro, a liberação era de 30% da capacidade total em estádios de futebol no Rio Grande do Sul. Para ingressar nos locais, além do distanciamento interpessoal, os torcedores tinham de apresentar o cartão de vacinação, era necessária a presença de monitores para fiscalização do cumprimento dos protocolos de distanciamento e uso de máscara, em eventos esportivos, na proporção de um para cada 150 pessoas.