Fecomercio-RS pede revisão de novos protocolos do Estado

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

A Fecomercio-RS enviou ao governo estadual um ofício relatando dificuldades que os setores do comércio e de serviços tem de implantar os novos protocolos para o enfrentamento da Covid-19, implementados por meio do Decreto 56.120/2021. A regra determina, entre outras disposições, a exigência de comprovantes de vacinação para o ingresso em eventos, cinema, parques, feiras e outros espaços de grande circulação, bem como estabelece, em alguns casos, a testagem de colaboradores e frequentadores destas atividades.

Na sua comunicação, a entidade alerta que a checagem dos certificados de vacinação exigiria um grande número de colaboradores dedicados a essa função e atrasaria o ingresso de consumidores em espaços de grande circulação. Conforme a entidade, além dos certificados, há pessoas que apresentam atestados em diversos formatos para justificar o atraso ou a impossibilidade de vacinação, o que dificulta a conferência da conformidade do público com a norma.

A Fecomércio-RS sugere ao governador Eduardo Leite, por exemplo, a revisão dos protocolos que exigem testagem irrestrita.