Os porto-alegrenses tiveram 21 pontos de vacinação contra a Covid-19 nesta segunda-feira. A imunização foi realizada em adolescentes com 12 anos ou mais, em profissionais da saúde e nas pessoas imunossuprimidas. Foram oferecidos ao público a primeira dose, a segunda (AstraZeneca, Pfizer e Coronavac) e a dose de reforço com o imunizante da Pfizer nas pessoas com 60 anos ou mais.
A segunda dose estava disponível para vacinados com AstraZeneca e Pfizer há pelo menos oito semanas e Coronavac para vacinados há pelo menos 28 dias. Além do documento de identidade, foi necessário levar a carteira de vacinação com o registro da primeira dose.
No shopping João Pessoa (referência para o Centro de Saúde Modelo), o movimento foi tranquilo e havia a aplicação de doses para vacinação contra o coronavírus.
A dose de reforço estava disponível para pessoas com 60 anos ou mais e profissionais de saúde com esquema vacinal completo há seis meses, e imunossuprimidos com a segunda dose há pelo menos 28 dias. Para receber a terceira dose, além do documento de identidade com CPF e carteira de vacinação com o registro das duas doses, profissionais de saúde devem levar comprovante do registro no Conselho de Classe. Já imunossuprimidos, precisam apresentar comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação. No Largo Glênio Peres, na estrutura montada pelo Sesi, no Centro Histórico, a imunização do público foi feita das 12h às 18h.
A vacinação contra a Covid-19 também foi realizada na Clínica da Família Álvaro Difini, no bairro Restinga. Na zona Norte, a imunização foi feita nas unidades de saúde Barão de Bagé, na Vila Jardim; Jardim Leopoldina, no bairro Protásio Alves; e Parque dos Maias, no bairro Rubem Berta. Além disso, 15 farmácias atenderam o público até às 17h.
Nas unidades de saúde Barão de Bagé, Jardim Leopoldina, Parque dos Maias e nas 15 farmácias não possuem a segunda dose da vacina da Coronavac. Na terça-feira, dia de Finados, a imunização contra a Covid-19 será realizada nas unidade de saúde Rubem Berta, na rua Wolfram Metzler, 675, no bairro Rubem Berta, na zona Norte da Capital, e na Tristeza, na avenida Wenceslau Escobar, 110, no bairro Tristeza. A aplicação das doses nos dois postos de saúde será realizada das 9h às 17h.
Sobre a importância da segunda dose da vacina contra o coronavírus, a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual da Saúde (SES), Tani Ranieri, afirmou que os números são positivos, mas a população precisa buscar a segunda dose da vacina, que garante a imunização completa.
“Sem a segunda dose, a resposta é menor e o tempo de duração da imunidade será menor. A pandemia da Covid-19 ainda não terminou. Estamos numa situação mais confortável graças à vacina, mas precisamos garantir maior proteção e maior duração da imunidade”, acrescentou.