Hospital São Lucas da PUCRS precisa de doações de sangue

Em outubro, a queda nas doações foi superior aos 50% quando comparado aos meses anteriores

Foto: Guilherme Testa / CP Memória

Na tarde desta sexta-feira(29), o banco de sangue do Hospital São Lucas da PUCRS registrou mais um mês com uma queda expressiva no número de doações de sangue. Em outubro, a queda foi superior aos 50% nas doações. A falta de regularidade no volume do estoque afeta diretamente o andamento de diversos tratamentos, entre eles a disponibilidade das plaquetas, componente do sangue que tem validade de apenas 5 dias.

Todos os tipos de sangue são aceitos e necessários neste momento, em especial, os tipos A e O. A doação é segura e rápida, durando cerca de 50 minutos. A mesma é feita através de agendamento prévio através do Whatsapp (51) 98503-9958. O atendimento funciona de segunda a sábado, das 7h30 às 12h30. O agendamento é necessário, pois a a operação segue todos os protocolos de segurança em meio ainda a pandemia.

“A equipe clínica reitera a importância das doações frequentes especialmente em véspera de feriado prolongado, pois há necessidade de se manter estoques mínimos para atender as necessidades dos pacientes hospitalares”, afirma a nota da instituição. Para ser um doador, é necessário ter de 16 a 69 anos, pesar mais de 50kg. Para saber se você pode doar, basta acessar o link.