Como vai funcionar a terceira etapa do Open Banking

Foto: Marcello Casal Jr./ABr

Começa nesta sexta-feira, 29, a terceira etapa do open banking, que vai permitir aos clientes do sistema financeiro efetuar pagamentos nas plataformas digitais sem precisar dos aplicativos bancários, código de barras ou dados de cartão de crédito. Com a implantação da terceira fase, o usuário poderá escolher entre efetuar um pagamento pelo open banking ou pelos métodos já utilizados, como cartão de crédito e boleto.

No primeiro momento, apenas o Pix estará disponível. A partir do dia 15 de fevereiro de 2022, o TED também passará a integrar este ecossistema, seguido dos boletos, no dia 30 de junho, e do débito em conta, no dia 30 de setembro.

Ao escolher este caminho o novo sistema, o site levará o consumidor direto à plataforma da instituição financeira na qual mantém conta bancária. Nesse caso, a área vai informar sobre a transação, como o produto está sendo adquirido, a empresa vendedora e o valor. Após a devida conferência do consumidor confirma a operação utilizando senha ou chave Pix.

Conforme especialistas, com a nova etapa será possível movimentar recursos de uma conta bancária por meio de plataformas de terceiros, como e-commerces e aplicativos de delivery. Mas antes de estar disponível para todos os usuários, todo o processo passará pela validação de um grupo correntistas escolhidos, o sistema financeiro e pelo Banco Central, responsável pela regulação deste ecossistema. A previsão é colocar em operação para todo o país até fevereiro de 2022.