Cemitérios de Porto Alegre já começam a receber visitantes para o Dia de Finados

Cemitérios dos bairros Azenha e Medianeira tiveram movimento fraco nesta sexta-feira. Locais estimam que fluxo de visitantes deve aumentar no fim de semana

Cemitérios dos bairros Azenha e Medianeira tiveram movimento fraco nesta sexta-feira. Locais estimam que fluxo de visitantes deve aumentar no fim de semana | Foto: Guilherme Almeida / CP

O feriado prolongado de Finados fez com que familiares aproveitassem a manhã de sexta-feira para visitar os cemitérios de Porto Alegre. Diferente de anos anteriores, a movimentação foi fraca nos cemitérios localizados na avenida Oscar Pereira – Santa Casa, São Miguel e Almas, São José –. e no João XXIII, na avenida Natal. No entanto, foi possível encontrar algumas pessoas fazendo a limpeza dos túmulos para depositar flores e velas.

A administração dos cemitérios projetam aumento na movimentação na região dos bairros Azenha e Medianeira no final de semana e na segunda-feira.

No cemitério da Santa Casa, a dona de casa Nádia Ferreira Andrada, que estava acompanhada da amiga Isabel, explicou que resolveu antecipar a visita porque pretendia viajar no feriadão de Finados. A comerciária Denise Rodrigues levou rosas ao cemitério para homenagear a mãe. “Com a pandemia, é melhor evitar as aglomerações que são tradicionais no feriado de Finados”, destacou. Todas as pessoas que circularam pelos cemitérios São Miguel e Almas e Santa Casa estavam utilizando máscaras.

No Santa Casa, a movimentação ficou por conta dos funcionários que realizavam os últimos preparativos para receber os visitantes. Um dos locais que deve ser muito visitado é o túmulo do cantor Vitor Mateus Teixeira, o Teixeirinha, que faleceu em dezembro de 1985.

No São Miguel e Almas, a aposentada Nair Castro explicou que nos últimos quatros anos tem evitado a aglomeração de pessoas tão comum nessa época do ano. “Tem menos gente e com isso a circulação fica mais tranquila”, destacou.

O cemitério municipal São João, na zona Norte de Porto Alegre, iniciou suas atividades em agosto de 1936 onde ocupa uma área de 9,5 hectares – é considerado o maior cemitério da Capital. Localizado na rua Ari Marinho, no bairro Higienópolis, conta com cerca de 12.600 jazigos, entre perpétuos e arrendados. No local, é possível visitar o túmulo do cantor Giba Giba e de outros artistas, em uma concessão entre o cemitério e a Casa dos Artistas.

Uso de máscara é obrigatório nas visitas aos cemitérios

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) informou que os cemitérios municipais terão funcionamento com horários especiais no dia 2 de novembro, Dia de Finados. O cemitério São João estará aberto das 8h às 18h, enquanto os cemitérios Tristeza e Belém Velho funcionam das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. A missa de Finados ocorrerá às 10h, no cemitério São João.

Nos demais dias, os horários de funcionamento permanecem inalterados, das 8h às 17h. O uso de máscara é obrigatório, assim como o distanciamento entre os visitantes. Os funcionários também vão usar equipamentos de proteção individual.

Os locais também intensificaram os serviços de manutenção. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) iniciou no dia 22 de novembro, os serviços de roçada e podas. Os trabalhos realizados pela Cootravipa incluem a limpeza e a pintura do meio-fio das calçadas e muros.