Porto Alegre será palco de torneio nacional de golfe neste fim de semana

71° Campeonato Sul-brasileiro de Golfe acontecerá no Country Club da capital e reunirá mais de 100 atletas de 5 categorias

Foto: Ana Carolina Aguiar / Rádio Guaíba

Um dos mais tradicionais campeonatos esportivos do Brasil, o Campeonato Sul-brasileiro de Golfe, chegará a sua 71° edição neste ano em Porto Alegre. Entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, mais de 100 atletas, que serão divididos em cinco categorias, três delas masculinas e duas femininas, irão disputar os títulos por idade e classe de competidor. O evento terá como palco a cancha completamente reformada do Porto Alegre Country Club. O investimento de R$ 8 milhões colocou o circuito de 18 buracos da capital gaúcha entre os mais difíceis do país e dentro de todos os parâmetro internacionais de competição.

O presidente do clube, Carlos Geraldo Bernardes Coelho Silva, ressalta que hoje, além dos grandes estádios de futebol que a cidade já possui, Porto Alegre agora possui uma cancha dentro do “padrão FIFA” do golfe. “Para todos nós é muito importante e desafiador realizar esse evento neste momento de retomada de uma normalidade. O evento será aberto ao público, mas todos deverão seguir as regras de distanciamento e de segurança”, destacou.

O evento de 4 dias será preparatório para a Copa Los Andes de Golfe que deve acontecer no Porto Alegre Country Club no ano que vem. A competição internacional deve reunir os melhores atletas do continente sul-americano. “O golfe não é um esporte usual, que as pessoas tenham muito contato ou conheçam todos os detalhes da prática, mas, ainda dentro das analogias do futebol, a Copa Los Andes se equivale a Copa América, onde teremos os melhores jogadores do Chile, Bolívia e Argentina, por exemplo, disputando o título aqui em Porto Alegre”, explicou Geraldo Bernardes.

O head coach do Porto Alegre Country Club, Vinicius Müller, esclarece que o campeonato teve uma procura bastante significativa por parte dos competidores de todo o país, pois os pontos conquistados em solo gaúcho valerão para o ranking nacional do esporte. “Uma partida deste nível de competição, não iniciante, dura em média 04h30 e por isso a logística ser muito bem pensado. Teremos 120 jogadores divididos em 40 saídas para jogo, ou seja, começando com a primeira bateria saindo às 07h00 e a última para o primeiro buraco às 13h30”, afirmou o profissional. 

Ambrósio Pesce, diretor comercial do Grupo Iesa, patrocinador do campeonato, celebra a possibilidade de através do golfe ampliar as possibilidades de negócios com o mundo, em especial países do continente americano, e ainda fortalecer a comunidade local. “O esporte amador traz enormes contribuições para a sociedade. Nós estávamos falando há pouco sobre a continuidade, aquilo que passa do avô para pai e depois do pai para o filho. O esporte é isso, são avôs que jogam com seus netos nesse novo campo e compartilham assim valores e experiência. O esporte, não importa onde está inserido na nossa comunidade, constrói uma sociedade com mais saúde e com mais alegria”, comentou o diretor.