Redução do intervalo entre doses da AstraZeneca aumenta movimento nos postos de Porto Alegre

Capital conta com 44 pontos de imunização nesta quarta-feira

Foto: Alina Souza/CP

Com a redução do intervalo de dez para oito semanas para aplicação das doses da AstraZeneca, o movimento nos 44 pontos de vacinação em Porto Alegre contra a Covid-19 se intensificou nesta quarta-feira. Na unidade de saúde São Carlos, no bairro Agronomia, na zona Leste, e no Centro de Saúde Santa Marta, no Centro Histórico, foram registradas filas antes da abertura dos postos de saúde. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) manteve a  primeira dose da imunização para adolescentes com 12 anos ou mais no shopping João Pessoa, no Largo Glênio Peres, em cinco farmácias e em 36 unidades de saúde. Os postos de saúde do Belém Novo, Diretor Pestana, Morro Santana, Primeiro de Maio, Ramos, São Carlos e Tristeza funcionam até as 22h.

O Rolê da Vacina foi realizado na Igreja Universal, na rua Comendador Manoel Pereira, no Centro. Para receber a vacina, foi necessário apresentar documento de identidade com CPF. O intervalo de aplicação da dose da Pfizer é de oito semanas. Puderam buscar a segunda dose do imunizante às pessoas vacinadas até o dia 24 de agosto. Na unidade de saúde São Carlos, mais de 70 pessoas estavam na fila aguardando para receber a aplicação da primeira dose, da segunda (AstraZeneca, Pfizer e Coronavac) e da dose de reforço. O aposentado Marcelo Ferreira dos Anjos, 74 anos, disse que além da terceira dose segue com todos os cuidados de prevenção como o uso de máscara e do álcool em gel. “É importante que as pessoas se vacinem e que mantenham o distanciamento social”, ressaltou.

Com relação à segunda dose de AstraZeneca foi reduzido de dez para oito semanas o intervalo de aplicação das doses. A mudança começou a valer a partir desta quarta-feira. Assim, poderão buscar a segunda dose quem se vacinou com o imunizante até o dia  25 de agosto. Para a Coronavac, será mantido o intervalo de 28 dias. Quem recebeu a primeira dose até o dia 22 de setembro (Coronavac) já pode completar o esquema vacinal. Para segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação.

Poderão receber a dose de reforço pessoas com 60 anos ou mais vacinadas e profissionais de saúde com a segunda dose até 20 de abril, além de imunossuprimidos com esquema vacinal completo até 22 de setembro. Para profissionais receberem a terceira dose, é preciso apresentar documento de identificação, carteira de vacinação com o registro das duas doses e comprovante do registro no Conselho de Classe. Já imunossuprimidos também devem apresentar comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.