Coleta de lixo domiciliar é normalizada na Capital

Serviços foram paralisados pelo não pagamento do vale-alimentação dos funcionários da empresa terceirizada

Foto: Alina Souza / Correio do Povo

Nesta terça-feira (19) os trabalhos de coleta domiciliar executados por empresa contratada pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) estão em pleno funcionamento e deverão recuperar 100% do passivo da coleta até o final do turno da noite. Estão sendo atendidos 42 setores diurnos e 21 setores no turno da noite, que inicia às 18h.

Na segunda-feira, 18, foram coletados 1.168 toneladas de resíduos domiciliares e nesta terça-feira (19), no período entre 7h e 16h, já foram coletados 619 toneladas. O quantitativo final acontece em torno de 3h da madrugada, horário das últimas descargas na Estação de Transbordo da Lomba do Pinheiro.

O secretário dos Serviços Urbanos, de Porto Alegre, Marcos Felipe Garcia, revelou que o problema começou na entrega de documentos pela empresa terceirizada. Segundo ele, alguns documentos da empresa contratada estavam faltando o que atrasou o pagamento por parte da Prefeitura.

Conforme o titular dos Serviços Urbanos, em todos os seus contratos o Paço Municipal exige uma série de documentos como garantia para os pagamentos realizados com o dinheiro público. “No sábado, ficou acordado que nas primeiras horas da segunda-feira a Prefeitura faria o pagamento exclusivo do valor do vale-alimentação dos funcionários para que eles retomassem o serviço. Os valores foram pagos, o serviço foi retomado e, agora, durante a semana, estamos terminando a análise dos documentos para fazer o posterior pagamento à empresa”, detalhou o secretário.

Os funcionários da empresa Litucera Limpeza e Engenharia, retornaram às atividades na manhã da segunda-feira para coleta domiciliar e remoção de resíduos públicos, como focos de lixo e depósito de resíduos fora do horário. Durante o sábado (16) e o domingo (17) cerca de 40 bairros foram afetados com a paralisação dos funcionários da empresa que alegavam o não pagamento do vale-alimentação.

Durante o final de semana, visando amenizar o impacto da paralisação, uma equipe de aproximadamente 100 pessoas e 35 caminhões próprios da prefeitura fizeram o recolhimento dos resíduos domiciliares (orgânicos e rejeito) na modalidade porta a porta.

Acordo emergencial

Para garantir a retomada do serviço de coleta domiciliar de lixo da modalidade porta a porta, o prefeito Sebastião Melo determinou o pagamento de R$ 500 mil à empresa Litucera. O valor foi destinado à quitação do vale-alimentação dos trabalhadores. Simultaneamente, a terceirizada foi notificada a completar a documentação prevista no contrato com a prefeitura. A Litucera, com sede em Vinhedo (São Paulo), atua em caráter emergencial desde junho.