Pesquisa aponta que maioria das empresas gaúchas remodelou seus negócios

Comércio terá que manter as portas fechadas por causa da bandeira preta no RS. Foto: Ricardo Giusti/Correio do Povo

A maioria dos empreendedores gaúchos está mudando seus negócios como estratégia para se manterem competitivos em meio aos desafios impostos pela pandemia. Conforme dados da 16ª edição da Pesquisa de Monitoramento dos Pequenos Negócios na Crise desenvolvida pelo SebraeRS, mais da metade das empresas (57%) informaram que remodelaram suas atividades no período.

Conforme os dados, a mudança aconteceu em especial na adoção de ferramentas digitais para vendas e relacionamento com o cliente (54%), utilização de trabalho/atendimento remoto (32%), mudança de produto/serviço (29%) e readequação de estrutura física (27%).

“O ambiente de negócios tem melhorado e as oportunidades de novos mercados e expansão de clientes tem surgido para as empresas que se reinventaram durante a pandemia. Por isso, é fundamental continuarmos fomentando as boas iniciativas e oferecendo apoio”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy.

O indicativo da pesquisa é que uma em cada três empresas afirmou que o nível de atividade retornou ou está superando o nível pré-pandemia. O tempo estimado para recuperação é entre 6 e 12 meses para 36% dos negócios que ainda não retornaram as atividades aos níveis pré-pandemia. Na busca por recursos, uma em cada cinco empresas procurou crédito, sendo boa parte para pagar contas (47%), mas também para comprar máquinas e equipamentos (37%), o que indica otimismo por parte destes empreendedores. O valor médio obtido foi de R$ 57,1 mil.

A pesquisa foi realizada de forma online entre os dias 14 e 30 de setembro de 2021 e contou com uma amostragem de 428 respondentes. O nível de confiança é de 95% e margem de erro de 4,7%.

A pesquisa em números

 Situação atual

40% piorou

35% sem alteração

25% melhorou

Faturamento

41% diminuiu

38% Manteve inalterado

21% aumentou