Melo apela para que população evite descartar lixo neste final de semana

Funcionários de terceirizada que presta o serviço paralisaram as atividades nessa sexta

Foto: Divulgação / SMSUrb

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, fez um apelo para que os porto-alegrenses evitem o descarte de lixo neste final de semana. O motivo é a paralisação temporária dos trabalhadores da empresa terceirizada responsável pelo serviço. Os funcionários decidiram suspender as atividades na noite dessa sexta-feira, alegando falta de pagamento do vale-alimentação e parte do salário.

Segundo a prefeitura, os bairros que tiveram o recolhimento de resíduos afetados nessa sexta foram: Azenha, Partenon, São João, Santana, Santo Antônio, Navegantes, Floresta, São Geraldo, Santa Cecília, Jardim Botânico e Aparício Borges.

De acordo com Melo, não haverá recolhimento de lixo com fluxo considerado normal no sábado e no domingo, já que o serviço será atendido de forma pontual por caminhões do Departamento Municipal de Lixo Urbano (DMLU). Além disso, o chefe do Executivo disse que irá fazer um pagamento emergencial, mas que os valores irão entrar na conta dos funcionários da empresa na próxima segunda, data em que o município estima que a coleta de lixo seja normalizada.

A situação decorre porque a terceirizada não enviou os documentos “de forma segura” para que a prefeitura pudesse fazer o repasse. Conforme o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipe Garcia, o cenário não atinge a coleta de contêineres e seletiva.

“A prefeitura segue paralelamente, com equipes próprias – em torno de 35 caminhões –  recolhendo os resíduos dos locais mais críticos. O serviço será feito à tarde, na madrugada e durante o domingo”, explica.

De forma emergencial, o prefeito Sebastião Melo convocou uma reunião, que ocorre logo mais, às 11h, no Paço Municipal, para tratar sobre o assunto. Na ocasião, estarão presentes o secretário de Serviços Urbanos, além de representantes do DMLU, Procuradoria-Geral do Município (PGM), Controladoria e da empresa terceirizada.