Prefeitura de Porto Alegre monta operação para reduzir impactos de paralisação na coleta de lixo

Funcionários de empresa terceirizada reclamam pagamento do vale-alimentação

Foto: Divulgação / SMSUrb

Trabalhadores da empresa Litucera Limpeza e Engenharia Ltda, que realizam o recolhimento manual de lixo domiciliar, em Porto Alegre, paralisaram as atividades na noite desta sexta-feira. Os funcionários da empresa, que atua em caráter emergencial desde junho, reclamam sobre o pagamento do vale-alimentação por parte da terceirizada. A coleta de contêineres e seletiva permanece funcionando normalmente.

A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), infirmou que a administração municipal trabalha com caminhões próprios para reduzir impactos causados pela paralisação, que possivelmente poderá prejudicar a coleta domiciliar das madrugadas de sábado e domingo.

A prefeitura ressaltou que o repasse à Litucera só pode ser realizado após a constatação de que todos os documentos, inclusive os que tratam dos direitos trabalhistas, estejam de acordo com a legislação. A documentação entregue pela terceirizada, nessa quinta-feira, está em análise. Se o conteúdo estiver em conformidade, o pagamento deverá ser efetuado na próxima segunda-feira.