Canoas passa a oferecer profilaxia pré-exposição ao HIV, serviço inédito no município

Novo método de prevenção consiste no uso diário de um comprimido que prepara o organismo para enfrentar contato com o vírus causador da Aids

Foto: Cristine Rochol/PMPA

A Prefeitura de Canoas incluiu na rotina de atendimento na área da saúde a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV, serviço que ainda não era prestado pelo município.

O método de prevenção consiste no uso diário de um comprimido que prepara o organismo para enfrentar um possível contato com o vírus causador da Aids durante a relação sexual. O método abrange a combinação de dois medicamentos que impedem que o HIV se estabeleça no corpo da pessoa.

“É mais um recurso para prevenção e diminuição do aumento no número de casos novos de HIV/Aids, não esquecendo que o método mais seguro para todas as demais ISTs é o preservativo masculino e feminino”, salienta o secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos.

A implantação do serviço é resultado da parceria com a Secretaria Municipal da Saúde e a Coordenadoria das Diversidades e Comunidades Tradicionais de Canoas. Até então, a população era orientada a buscar o serviço em Porto Alegre.

Desde a implementação do serviço, no início de setembro, 10 pacientes se cadastraram para fazer o tratamento.