Porto Alegre: multivacinação para crianças e adolescentes de até 15 anos vai estar disponível em 79 unidades de saúde

Dia D para atualização da caderneta de vacinação ocorre no sábado, contando com esquema especial de transporte coletivo

Foto: Alina Souza/CP

A multivacinação para crianças e adolescentes de 15 anos incompletos vai estar disponível no próximo sábado, em Porto Alegre, em 79 unidades de saúde. Na data, ocorre o chamado Dia D da Multivacinação, que consiste na atualização da caderneta de vacinação para esse público.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para crianças de até 7 anos, vão ser ofertadas vacinas contra 13 doenças. Já para crianças e adolescentes a partir dos 7 até menores de 15 anos, estarão disponíveis imunizantes contra sete enfermidades.

Além dos jovens, a SMS também aproveita o dia para imunizar as pessoas, a partir dos 12 anos, contra o coronavírus. A imunização contra a doença vai estar disponível em 41 unidades de saúde.  Nestes locais, vai haver, ainda, oferta de segunda dose de Coronavac, Oxford e Pfizer para vacinados há 28 dias, dez e oito semanas, respectivamente.

A terceira dose também vai ser oferecida, no sábado, para idosos com 60 anos ou mais vacinados com a segunda aplicação há seis meses, profissionais de saúde vacinados com a segunda dose até 4 de abril e pessoas com a imunidade comprometida vacinados com a segunda dose há pelo menos 28 dias, independente do fabricante.

Documentação necessária

Para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19, é preciso apresentar documento de identidade com CPF. Para segunda e terceira dose, documento de identidade e carteira de vacinação. Para a dose de reforço, imunossuprimidos devem comprovar a condição. Já os profissionais de saúde devem apresentar comprovante de vínculo com o conselho de classe.

Para as demais vacinas, é preciso apresentar documento de identificação e caderneta de vacinação da criança ou do adolescente.

Linhas circulares gratuitas

Para facilitar o acesso da população aos locais de imunização, a prefeitura vai fornecer transporte gratuito em 15 linhas circulares, que levarão a 19 unidades de saúde. O serviço vai atender as nove regiões da cidade com o maior número de pessoas aptas a se vacinar, registradas no Cadastro Único (CadÚnico) para políticas públicas do governo federal, mas que ainda não se imunizaram contra a Covid-19.

A estrutura de linhas vai funcionar das 9h às 17h, com partidas de viagens entre 25 e 35 minutos durante o período em que os postos estiverem atendendo. Para consultar os itinerários e linhas disponibilizadas, clique aqui. O trajeto também pode ser conferido pelo aplicativo 156+POA. As paradas de ônibus com as linhas gratuitas terão o painel adesivado.

Já os demais postos serão atendidos pelas linhas normais, pela tabela de sábado.

SERVIÇO

Dia D da Multivacinação
Locais: 79 unidades de saúde, das 9h às 17h (vacinação contra a Covid-19 em 41 unidades para maiores de 12 anos)
Endereços: confira aqui

Vacinas ofertadas até 7 anos:
BCG
Hepatite B
Pentavalente
Pólio inativada
Pólio oral
Rotavírus
Pneumocócica 10- valente
Meningocócica C
Febre amarela
Tríplice Viral
DTP
Hepatite A
Varicela.

Vacinas ofertadas para a faixa etária dos 7 a menores de 15 anos:
Hepatite B
Febre amarela
Tríplice Viral
Difteria e tétano adulto
Meningocócia ACWY
HPV quadrivalente

Vacina da Covid-19: maiores de 12 anos