FMI alerta que pandemia continua freando recuperação da economia mundial

O relatório trimestral “World Economic Outlook” (WEO) do Fundo Monetário Internacional (FMI) alertou, nesta terça-feira (12), que a persistência da pandemia de covid-19 e a distribuição desigual de vacinas continuam a desacelerar a recuperação econômica global e piorar as perspectivas para os países em desenvolvimento, incluindo os da América Latina. Conforme o documento, o crescimento global para 2021 é projetado em 5,9%, contra 6% estimados em julho, uma queda “marginal.

O documento do Fundo aponta que aproximadamente 58% da população das economias avançadas já está totalmente imunizada, contra 36% nas economias emergentes e menos de 5% nos países pobres.

Conforme o FMI, que publica as suas previsões no âmbito das reuniões anuais com o Banco Mundial esta semana em Washington, o PIB das economias avançadas deve retornar à sua trajetória pré-pandemia em 2022, mas nos mercados emergentes e economias em desenvolvimento (excluindo a China) deve permanecer 5,5% abaixo das projeções pré-pandemia em 2024.

Isso, conforme o relatório, acarretará “uma redução significativa na melhoria do padrão de vida” dessas populações.