Mais da metade dos brasileiros, ou seja, 58%, já fizeram alguma compra por impulso depois de receber uma notificação no celular. Esse é um dos resultados da pesquisa feita pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com o Sebrae. Segundo o estudo, as compras não planejadas são motivadas por notificações de ofertas de aplicativos de lojas (58%), e-mails das lojas com ofertas e promoções (49%) e propagandas no Instagram (48%).
Conforme o levantamento, os produtos mais comprados por impulso pelos brasileiros são comidas e bebidas por delivery (47%), moda e vestuário (42%), itens para a casa (26%) e eletrônicos e artigos de informática (21%). Já as razões para isso são as promoções (61%), ficar navegando nas lojas (43%) e o recebimento de ofertas de lançamento (28%).
Já os locais mais utilizados para compras online são os sites de lojas (86%), aplicativos de lojas (79%) e supermercados (68%). Pela pesquisa, o WhatsApp apresentou um importante crescimento, passando de 18% em 2019 para 46% em 2021, com um aumento de 28 pontos percentuais. O levantamento incluiu 958 pessoas, com mais de 18 anos, entre os dias 30 de março e 7 de abril deste ano.