Bares e restaurantes prevêem contratar mais trabalhadores em 2021

Limite de 25% na ocupação dos espaços internos permanece em vigor. Foto: Alina Souza/Correio do Povo

Até o final deste ano, o setor de alimentação fora de casa vai contratar mais trabalhadores. A boa notícia consta de uma pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), ao revelar que quase três em cada quatro estabelecimentos do setor (72%) trabalha atualmente com menos funcionários do que antes da pandemia.

Mas a dificuldade do segmento de alimentação é a mesma de outros. Uma em cada cinco empresas (20%) diz estar com dificuldade para recrutar mão de obra, principalmente para cargos mais qualificados – quase metade dos que tentam contratar um cozinheiro, por exemplo, relataram problemas para encontrar alguém preparado para assumir a função.

Os cargos mais difíceis para recrutamento são cozinheiros, gerentes e chefe. Depois vêm especialistas (como sushiman), garçons e auxiliares de cozinha.

Conforme o levantamento da Abrasel, 58% das empresas dizem ainda precisar fazer ajustes no quadro de empregados, em função do fim do benefício emergencial para suspensão de contratos ou redução de jornada, que ajudou a manter empregos durante a crise. Para 27% destes, isso significa ter de fazer novas demissões e, para 21%, adiar reformas e melhorias.