AL: depoimento de Ruy Irigaray na Subcomissão de Ética é marcado para o dia 18

Deputado é investigado por suposta prática de "rachadinha", utilizar funcionários fora das funções parlamentares, além do uso de perfis para disseminação de conteúdos falsos sobre opositores

Foto: Joel Vargas/Agência ALRS

A Subcomissão de Ética da Assembleia Legislativa (AL) marcou, para o próximo dia 18 de outubro, o depoimento do deputado estadual Ruy Irigaray (PSL). O parlamentar é investigado por suposta prática de “rachadinha”, utilizar funcionários fora das funções parlamentares, além do uso de perfis para disseminação de conteúdos falsos sobre opositores.

A data do interrogatório é confirmada pelo relator do processo, o deputado Beto Fantinel (MDB). No Twitter, o emedebista escreveu: “a Subcomissão Processante de Ética, tendo atuado sempre norteada pelo respeito ao contraditório e à ampla defesa, e pelo sigilo atinente aos atos instrutórios realizados, em um ano marcado pelas limitações impostas pela pandemia da COVID-19. E presando sempre pela transparência de suas atividades estabeleceu a data de 18/10 para a oitiva do Dep Ruy Irigaray”.

Composição

A subcomissão, que pertence à Comissão de Ética da Assembleia Legislativa, se formou a partir do relatório do corregedor da Comissão, Tiago Simon (MDB), indicando que há elementos suficientes, em provas materiais, para abertura de investigação. Duas ex-assessoras do deputado fizeram as acusações.

Além de Fantinel, o grupo é formado pelos deputados Mateus Wesp (PSDB), o revisor; e Dalciso Oliveira (PSB). Cabe a eles averiguar as denúncias e a produção de um relatório e um parecer pela procedência ou pelo arquivamento da representação.