Exames de mamografia podem ser solicitados via WhatsApp na Capital

Iniciativa integra a programação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pela campanha Outubro Rosa

Foto: Sociedade Brasileira de Mastologia / Divulgação

Mulheres de 50 a 69 anos ou com fatores de risco fora dessa faixa etária que precisam fazer mamografia agora possuem um novo canal de acesso em Porto Alegre. Pelo número 3289-2757, elas poderão solicitar o exame com facilidade, sem sair de casa, para detecção precoce do câncer de mama. Entre os fatores de risco para a doença, o principal é ter histórico de câncer de mama ou ovário na família. A iniciativa integra a programação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pela campanha Outubro Rosa.

O atendimento estará disponível para residentes em Porto Alegre que se enquadrem no público-alvo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme diretrizes do Instituto Nacional de Câncer (Inca), todas as mulheres de 50 a 69 anos, mesmo sem sinais e sintomas, devem fazer uma mamografia a cada dois anos.

Além dos exames preventivos, como mamografia e citopatológico, para identificar o câncer de colo uterino, foram destacadas três atitudes que podem contribuir na qualidade de vida e evitar o câncer: manter uma alimentação saudável e o controle do peso, fazer atividades físicas regulares, como caminhadas, e evitar o consumo de álcool em excesso. Segundo Luciana, o consumo de bebida alcoólica aumentou entre as mulheres durante a pandemia de Covid-19.

Ecografia mamária – A secretaria está organizando mutirão com duração de seis meses para oferecer 50 ecografias diárias. O objetivo é reduzir a fila de espera para ecografia mamária, que é de 15 mil exames. O atendimento será no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV).

As mulheres têm acesso ao exame citopatológico para detectar o câncer de colo de útero e podem solicitar a colocação do dispositivo intrauterino (DIU) para auxiliar no planejamento familiar.