Diretor da PF afasta delegado que investiga Jair Renan e fake news

Já informado da exoneração, superintendente no DF, Hugo de Barros Correia, aguarda publicação no Diário Oficial da União

Foto: Facebook / Divulgação / CP

Após cinco meses no comando da Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal, o delegado Hugo de Barros Correia vai ser afastado do cargo pelo diretor-geral da PF, Paulo Maiurino. Segundo apuração do R7, o delegado, informado sobre a saída, aguarda publicação no Diário Oficial da União, prevista para a próxima semana.

De acordo com informações de membros da PF, contribuiu para a decisão o fato de o superintendente do DF não ter avisado à direção-geral da PF sobre a operação realizada, nessa quinta-feira, que envolveu Tatiana Marques de Oliveira Garcia Bressan. Ela é suspeita de ser informante do blogueiro bolsonarista Allan do Santos. Tatiana era estagiária no gabinete do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Sob o comando de Hugo de Barros, há inquéritos importantes sobre o envolvimento de empresários, políticos e ativistas aliados ao presidente Bolsonaro em ações como a das fake news e outro inquérito sobre Jair Renan, o filho mais novo do presidente.

O primeiro inquérito, aberto a pedido do Ministério Público, decorre de uma denúncia de possível tráfico de influência e lavagem de dinheiro, feita contra Jair Renan por parlamentares de oposição. A PF investiga o envolvimento da empresa do filho de Bolsonaro com o governo federal.

Já o inquérito das fake news apura a divulgação sistemática e coordenada de conteúdo falso contra a democracia. Ainda sob o comando da Superintendência da PF no DF está o inquérito dos atos antidemocráticos, que investiga a organização de manifestações contra as instituições de Estado. É no DF que ocorrem também investigações sobre o ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

A PF ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso.