Bolsonaro vai passar o feriado prolongado em Campinas (SP)

Ele participa nesta sexta da 1ª Feira do Nióbio e confirmou que permanece na cidade paulista até a próxima semana

Foto: YouTube/Reprodução

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), embarca para São Paulo na tarde desta sexta-feira (8), onde participa da 1ª Feira do Nióbio, em Campinas, às 15h. É a última agenda oficial prevista para o dia. Em seguida, ele deve permanecer na cidade até o fim do feriado prolongado. O retorno a Brasília será apenas na quarta-feira (13). As informações foram confirmadas pelo chefe do Executivo a um grupo de apoiadores nesta manhã.

O nióbio é um metal usado na indústria e no comércio, principalmente na produção de supercondutores. A exploração do elemento químico no Brasil é citado por Bolsonaro desde a sua campanha à presidência. No evento desta sexta-feira, produtos desenvolvidos por empresas junto a universidades serão apresentados. Também participarão da cerimônia os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marcos Pontes, e da Educação, Milton Ribeiro.

O evento será realizado no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), que é vinculado ao (MCTI), onde também serão inauguradas novas instalações do CNPEM. Segundo a pasta, serão cinco novas linhas de luz no acelerador de partículas Sirius, que passará a ter 6 estações de pesquisa.

As novas instalações do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) também serão inauguradas pelo presidente. O laboratório faz parte do CNPEM e se dedica à pesquisa de nanodispositivos e nanossistemas que podem ser aplicadas nas áreas da saúde, meio ambiente, agricultura e energia.