Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, nesta quarta-feira (6), o diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Paulo Rebello, afirmou que a agência só soube das denúncias contra a Prevent Senior por meio da comissão.
Segundo ele, a Prevent Senior está sendo investigada pela ANS desde que as denúncias vieram à tona. “ANS teve conhecimento das graves acusações contidas no dossiê contra a Prevent Senior pela CPI. Tais situações nunca foram denunciadas diretamente à agência”, afirmou Paulo Rebello.
O presidente da ANS confirmou que, após saber do dossiê com denúncias contra a Prevent, procedimentos administrativos foram tomados e identificaram “pontos sensíveis e indícios de falhas operacionais”. A Prevent será notificada pela ANS, mas o objetivo não é tirar a operadora no mercado, segundo Rebello.
Rebello foi convocado para prestar esclarecimentos à CPI sobre a atuação da ANS para fiscalizar os planos de saúde, especialmente a Prevent. Senadores do grupo majoritário da comissão avaliam que a agência não agiu de maneira preventiva na fiscalização de operadoras durante a pandemia, especialmente no caso da Prevent Senior, como ao não levar adiante denúncia de que um usuário da operadora recebeu em casa o chamado ‘kit Covid’, composto por medicamentos sem eficácia comprovada contra a Covid-19, sem sequer ter passado por uma consulta médica.