Servidores do Detran/RS voltam a protestar por reposição salarial em Porto Alegre

Categoria se queixa de reposição salarial e da precarização do trabalho

Foto: Alina Souza/Correio do Povo

Uma semana após o protesto que interrompeu a prestação de parte dos serviços do Detran/RS em Porto Alegre, os funcionários do órgão voltaram a se mobilizar na Capital. O ato, que aconteceu ao longo de toda a manhã desta segunda-feira (4), movimentou os arredores do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF).

A categoria, que usa o preto como a cor-símbolo da busca por direitos, se queixa da falta de reposição salarial e da precarização das condições de trabalho. Os profissionais estão em estado de greve desde o último dia 16, mas não cruzaram os braços para evitar prejuízos à população.

Trajando preto, servidores do Detran protestam no Centro Administrativo Fernando Ferrari. Vídeo: Alina Souza/Correio do Povo

O Sindicato dos Servidores do Detran (Sindet) alega que, após o incêndio que destruiu a sede da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), os funcionários do órgão passaram a ser responsáveis por tomar conta das viaturas. Ainda assim, grande parte dos trabalhadores foi transferida ao regime de home-office.

A reposição da inflação sobre o salário dos últimos oito anos não teria sido paga, fazendo com que a defasagem chegasse à casa dos 50%. Na semana passada, quando houve um protesto similar no CAFF, o Governo do Estado afirmou que mantém a “disposição para o diálogo com os servidores, para buscar uma solução viável”.