Atividade da indústria gaúcha cresceu 1,9% em agosto

O Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS), divulgado nessa segunda-feira (4) pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), cresceu pelo terceiro mês consecutivo em agosto, 1,9%, ante julho. Com mais este resultado positivo, o acumulado no período desde junho alcançou 4% de aumento, recuperando a queda de 3,4% entre março e maio, e ficando 7,7% acima do nível anterior à pandemia, em fevereiro de 2020.

O IDI-RS cresceu impactado principalmente pelos 13% de elevação das compras industriais, mas também houve aumento de 0,4% nas horas trabalhadas na produção, de 0,6% no emprego, o 15º seguido; e alta de 0,8% na massa salarial real. Em contrapartida, o faturamento diminuiu 1,1% e a utilização da capacidade instalada, em 83,3%, recuou 0,8 ponto percentual ante julho.

“A tendência para o setor segue positiva para o restante do ano, mas a incerteza aumentou com a aceleração da inflação e dos juros e novas pressões sobre os custos de produção pela crise hídrica, cenário que afetou a confiança do industrial gaúcho em setembro”, afirma o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry.