O presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Márcio Bins Ely (PDT), assumiu nesta segunda-feira (4) o cargo de prefeito em exercício da cidade. Ele ficará à frente do Poder Executivo até a quarta, em razão dos compromissos de Sebastião Melo (MDB) na Europa, e Ricardo Gomes (DEM) em Brasília.
O vice-prefeito comandou a transmissão de cargo, momentos antes de embarcar rumo à capital federal. Nos próximos dias, ele se reúne com diversos ministros – incluindo os chefes das pastas da Saúde, Desenvolvimento Regional, Trabalho e Cidadania. A agenda visa a captação de investimentos junto à União.
“Nós temos uma tranquilidade institucional, uma boa relação entre os poderes. O prefeito Melo está em Madri, cumprindo uma agenda extensa. Eu também vou cumprir uma agenda importante em Brasília. O vereador Bins Ely vai seguir conduzindo a cidade com estabilidade e tranquilidade, na mesma linha do que vínhamos fazendo”, afirma Gomes.
Compromissos
Eleito no ano passado com 4.002 votos, o presidente da Câmara de Vereadores é um dos principais articuladores do governo Melo no Legislativo de Porto Alegre. Esta é a primeira vez que Bins Ely assume a chefia do Executivo – e pretende agilizar os assuntos pendentes no Paço, mesmo que a nomeação seja por um curto período de tempo.
“Hoje vamos assinar a Lei que regulamenta o Fundo da Habitação. Estaremos entregando algumas matrículas ali no Timbaúva. Estou muito feliz pela oportunidade, pela confiança, nesta sequência dos trabalhos de integração do Legislativo com o Executivo. Em favor da cidade, das pessoas e do bem-comum”, ressalta o prefeito em exercício.