Tem início hoje uma missão governamental do Rio Grande do Sul de uma semana na Europa. Essa é a primeira missão internacional do governo do Estado e da atual administração de Porto Alegre após a pandemia da Covid-19. No roteiro, que passa pelas cidades de Madrid e Barcelona, na Espanha, e Toulouse, na França, os integrantes da comitiva terão encontros com empresários e empresas, no sentido de ampliar a divulgação das potencialidades do Rio Grande do Sul.
No âmbito estadual, a comitiva é formada pelo governador Eduardo Leite (PSDB) e um grupo de secretários. Além dos integrantes do Executivo, a comitiva será formada pelo prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e os secretários Cezar Schirmer (Planejamento); Luiz Otávio Prates (Comunicação); e Ricardo Sondermann (diretor de Relações Internacionais).
Pela Assembleia Legislativa, estarão presentes o presidente Gabriel Souza (MDB), o líder do governo no Parlamento, Frederico Antunes (PP), e os deputados Vilmar Zanchin (MDB) e Luís Augusto Lara (PTB). Vão acompanhar a comitiva a editora de Política do Correio do Povo, Mauren Xavier, e o gerente geral da Rádio Guaíba, Guilherme Baumhardt.
Agenda
A comitiva embarca hoje com destino a Madrid, na Espanha. Os primeiros compromissos serão na segunda-feira, quando estão previstas reuniões com empresários. A primeira delas será com a diretoria do banco Santander, cuja parceria com o Estado foi ampliada em 2020. Também está previsto um encontro com a Organização dos Estados Iberoamericanos. No dia seguinte, a comitiva participará da abertura do South Summit Madrid, que é o maior evento anual do sul da Europa e reúne empreendedores, investidores, startups e corporações.
A previsão é que na quarta-feira haja o possível anúncio da realização do South Summit 2022 em Porto Alegre. Após, está agendado um encontro privado entre o governador e o prefeito com o rei da Espanha, Filipe VI de Espanha. Ainda na quarta, em Madrid, a comitiva visitará a sede da Iberdrola, empresa que atua na distribuição de gás natural e na geração e distribuição de energia elétrica, e do grupo Sacyr, quarta maior empresa em operação de rodovias, que venceu o leilão da rodovia RSC-287.
Depois, o grupo seguirá para Barcelona, onde na quinta-feira deverá ter um encontro com o governo da Catalunha. A comitiva depois conhecerá o projeto 22@Barcelona, o Distrito de Inovação da cidade. Localizado no distrito de Sant Martí, a zona quer se reinventar para estimular o crescimento econômico da cidade, apostando na inovação.
Após, a comitiva se dividirá. A do grupo do governo do Estado e da Assembleia seguirá para a cidade de Toulouse, na França, onde conhecerá as instalações do Centro Europeu de P&D da Transportation Technologies (HyperloopTT). Em 2019, a empresa HyperloopTT lançou o primeiro estudo abrangente de viabilidade analisando um sistema de hyperloop, que é um modelo de transporte ultrarápido.
Atualmente, o único sistema em teste é na empresa de Toulouse. Neste ano, o governo do RS e a empresa firmaram acordo, com auxílio da Ufrgs, de estudo inicial de viabilidade da rota Porto Alegre–Serra. Esse evento encerrará o roteiro do governo estadual. O retorno do grupo ao Brasil está previsto para sábado.
A comitiva da prefeitura de Porto Alegre permanecerá em Barcelona, com agenda própria até sábado. Ainda na quinta-feira, Melo e os secretários municipais deverão ter, entre outros compromissos, uma reunião com a prefeitura de Barcelona e uma visita à fábrica de Criação de Barcelona.
No dia seguinte, o grupo da prefeitura terá reunião na Câmara de Comércio Brasil-Catalunha, e após deverá visitar o Parque Científico de Barcelona e o Parque de Inovação Tecnológico La Salle Technova, da Universidade Ramon Llull. No último dia de agenda oficial, o grupo conhecerá o modelo de turismo enológico e hubs de criatividade de Barcelona.