Porto Alegre suspende aplicação da AstraZeneca até a chegada de novas doses

Expectativa é de que 310 mil doses sejam entregues na segunda-feira, 50 delas para a capital gaúcha

Foto: Cristine Rochol / PMPA

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre informou que se esgotaram as doses da vacina da Fiocruz/AstraZeneca contra a Covid-19 em todos os pontos de imunização da cidade. O órgão orienta a população a aguardar a chegada de uma nova remessa, estimada em 50 mil doses, a ser enviada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

A expectativa é que as vacinas sejam distribuídas na segunda-feira. Até lá, não serão aplicadas primeiras e segundas doses da Fiocruz/AstraZeneca na cidade. A aplicação dos demais imunizantes – Pfizer/BioNTech e Coronavac/Butantan – segue ocorrendo normalmente.

Nessa quinta, a SES prometeu distribuir aos municípios gaúhcos, a partir de segunda-feira, 310.270 vacinas da Astrazeneca para serem usadas como segundas doses. Parte da carga, enviada pelo Ministério da Saúde, chega nesta sexta-feira. Um voo com 162.050 doses da Fiocruz desembarca no Aeroporto Salgado Filho, às 17h55min.

No início da tarde, a Fundação, sediada no Rio de Janeiro, confirmou o recebimento de duas remessas de Ingrediente Farmacêutico Ativo. O material é suficiente para produzir mais 9,7 milhões de doses da vacina contra o coronavírus.

Em nota, a fundação informou que outras remessas de insumos devem chegar em outubro. A Fiocruz também salientou que cerca de 6 milhões de doses seguem em etapa de controle de qualidade, devendo ser liberadas em breve.

Até o momento, a Fiocruz entregou ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) 107,3 milhões de doses da AstraZeneca, fazendo do imunizante o mais aplicado no país até o momento. Cerca de 43,2% da população vacinada, conforme o Ministério da Saúde, tomou esse tipo de vacina.