Onyx Lorenzoni inaugura espaço de autoatendimento do INSS em Canoas

Ministro do Trabalho assinou três termos relacionados à Previdência Social

Foto: Arquivo/Agência Brasil

O ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, participou, nesta sexta-feira, em Canoas, de um evento alusivo aos mil dias de governo. Na cidade da região Metropolitana, Onyx inaugurou um espaço de Autoatendimento Orientado do INSS, por meio do qual o cidadão recebe orientações sobre utilização, manuseio e interação com o aplicativo Meu INSS. A plataforma dá acesso a cerca de 95% dos serviços disponibilizados pela Previdência Social.

O projeto nasceu da necessidade de oferecer inclusão digital. Em todo o Brasil, há 30 unidades do INSS testando o formato. No Rio Grande do Sul, Canoas se torna o primeiro município com autoatendimento.

Para Onyx, é função de todo agente público servir à população. “Os senhores [prefeitos presentes] estão abrindo um processo piloto aqui no Rio Grande do Sul, para levarmos o atendimento do INSS para as prefeituras e os cartórios”, salientou. A expectativa, segundo o ministro, é de que o projeto seja estendido a todo o país a partir de 5 de dezembro.

Foram assinados três termos em Canoas: o Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério do Trabalho e Previdência e a Confederação Nacional de Municípios (CNM) que vai expandir do INSS Digital a partir das prefeituras; o Protocolo de Intenções com três entidades representativas ligadas aos cartórios do País para permitir a concessão automática de benefícios do INSS a partir de registros civis, e um Plano de Trabalho para a integração tecnológica entre o INSS e o Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Brasil. O objetivo principal é implantar medidas destinadas a combater fraudes em empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do serviço público federal.

Protesto

Servidores da agência receberam o ministro com faixas e cartazes, em protesto contra a falta de investimento, infraestrutura precária e a ausência de suporte para o usuário.

O diretor do SindisprevRS, Alcieres Cardoso, destacou que a categoria defende o atendimento humano, presencial e de qualidade, que é um direito dos segurados, e pode ser complementado, mas não substituído pelo atendimento remoto e autoatendimento.

Maquinário

O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, também acompanhou a cerimônia. O Ministério anunciou a entrega de 10 veículos e máquinas para gestão de resíduos, entre caminhões, retroescavadeiras e tratores, a municípios do Noroeste gaúcho. O repasse dos equipamentos, em si, ocorreu, simultaneamente, na tarde desta sexta, em Seberi.

Joaquim Leite comemorou os mil dias do governo Bolsonaro e enfatizou a relevância da entrega do maquinário. “Estamos aqui em Canoas entregando mais equipamentos para eliminar os lixões pelo Brasil e, mais do que isso, gerar empregos verdes”, detalhou.