Taxa de desemprego cai mas ainda atinge 14,1 milhões de pessoas

Foto: Marcello Casal / Agência Brasil / CP Memória

A taxa de desemprego no país caiu para 13,7% no trimestre fechado em julho, uma redução de 1 ponto percentual em relação ao trimestre encerrado em abril. Apesar da diminuição na taxa, o país ainda soma 14,1 milhões de pessoas na fila em busca de um trabalho.

Os dados fazem parte da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua, divulgada hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Pela primeira vez desde abril do ano passado, mais da metade da população em idade para trabalhar tem algum tipo de ocupação. Na comparação com o trimestre que acabou em abril, 3,1 milhões de trabalhadores conseguiram algum trabalho, o que representa um avanço percentual de 3,6%.

De acordo com o IBGE, a queda na taxa de desemprego é justificada pelo aumento no número de pessoas ocupadas (89 milhões), que avançou 3,6%, com mais 3,1 milhões no período. Com isso, o nível de ocupação subiu para 50,2%.

O trabalho por conta própria atingiu o patamar recorde de 25,2 milhões de pessoas, um aumento de 4,7%, com mais 1,1 milhão de pessoas. Já o trabalho doméstico aumentou 7,7%, somando 5,3 milhões de pessoas. Comparado ao mesmo período do ano anterior, houve adicional de 739 mil pessoas.