Mortes e casos de Covid mantêm tendência de queda em setembro no RS

Mês termina com o quinto menor volume de óbitos desde o início da pandemia

Foto: Breno Esaki/Agência Brasília/Arquivo

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) reportou 550 mortes atribuídas ao coronavírus em setembro, mantendo a tendência de queda no número de vítimas ao longo de 2021. Embora o número de óbitos ainda possa aumentar, o mês termina como o quinto com menos mortes desde o início da pandemia, em março de 2020.

Em agosto, morreram 778 pessoas. Desde março, quando mais de 8,4 mil pessoas perderam a batalha para o coronavírus, o acumulado de mortes por mês vem caindo no Rio Grande do Sul.

Em relação ao número de novas contaminações, setembro teve cerca de 19,3 mil. Mesmo que aumente, à medida em que casos represados sejam reportados, esse montante deve permanecer inferior aos 30,4 mil de agosto. No pior momento da pandemia, em março, foram 232 mil casos em um único mês.

Internações em UTI crescem, mas em patamar menor que o de agosto
A taxa de ocupação de leitos de UTI se manteve estável, na comparação com os últimos dias, em hospitais gaúchos. Das 3.301 vagas, havia 1.941 ocupadas, perto das 17h desta quinta, 451 delas por pacientes de Covid, O número é o mais alto desde 8 de setembro, mas inferior ao do último dia do mês passado, quando havia 546 pacientes com o coronavírus em terapia intensiva.

Em setembro, o governo do Estado voltou a emitir Avisos dentro do sistema de 3As. Na semana passada, chamaram a atenção os dados da região de Pelotas. Nesta, foram as de Passo Fundo, Capão da Canoa e Novo Hamburgo. Ontem, o gabinete de crise alertou sobre o crescimento de casos nessas áreas.

A melhora nos índices de pandemia coincide também com o avanço da campanha de vacinação. Do total da população residente no RS, 74,7% tomaram a primeira dose, enquanto 49,2% já concluíram o ciclo vacinal.

Ao longo de quase todos os dias de setembro, à exceção dos feriados e fins de semana, o Rio Grande do Sul aplicou mais de 80 mil doses de vacina por dia.

*Com informações do repórter Tiago Medina