Ex-vice governador José Paulo Cairoli filia-se ao MDB

Convite para ingressar no partido partiu de Sartori, ex companheiro de chapa

Foto: Jefferson Bernardes/ Divulgação

Ex-vice-governador do Rio Grande do Sul, José Paulo Cairoli se filiou ao MDB, nesta quinta-feira. Vice na gestão do emedebista José Ivo Sartori, Cairoli recebeu do próprio ex-governador – e do presidente estadual do MDB, deputado federal Alceu Moreira – o convite para entrar na legenda.

Sem partido desde que saiu do PSD, em 2019, Cairoli explicou que o ingresso no MDB resulta da “boa relação” que teve com a sigla desde que governou ao lado de Sartori, de 2015 a 2019. “Aqui eu me sinto à vontade”, disse.

A partir de agora, Cairoli afirmou que vai participar dos encontros realizados pelo MDB para definir o plano de governo para as eleições de 2022. O primeiro ocorreu em Erechim, na semana anterior. “Quero contribuir, com a visão do setor produtivo, para a construção de alternativas de futuro para o Rio Grande do Sul”, disse Cairoli.

Durante o encontro, Sartori elogiou a lealdade de Cairoli, que, segundo ele, por vezes deixou de lado convicções pessoais para adotar a posição do governo. “Nem sempre isso ocorre. Muitos se deslumbram e abandonam o projeto coletivo, em nome da vaidade pessoal”, disse. Em resposta, o ex-vice-governador reiterou que pretende “defender o legado do governo Sartori”.

“Tua chegada é motivo de orgulho para o MDB do Rio Grande do Sul e do Brasil”, destacou Alceu Moreira. Além de Sartori, outros dois ex-governadores do MDB estiveram presentes: Pedro Simon e Germano Rigotto. O ato contou, ainda, com a presença de deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores e demais lideranças da sigla.