A imunização contra a Covid-19 em Porto Alegre para pessoas com mais de 12 anos continua, nesta quinta-feira, no Shopping João Pessoa, das 9h às 21h, e no Largo Glênio Peres, das 13h às 19h. A primeira dose também pode ser encontrada em 37 unidades de saúde, com sete delas atendendo das 8h às 21h (Belém Novo, Diretor Pestana, Morro Santana, Primeiro de Maio, Ramos, São Carlos e Tristeza) e as demais, das 8h às 17h. A imunização também ocorre em 14 farmácias parceiras, das 9h às 17h.
Confira os locais de vacinação no site da prefeitura
Já o Rolê da Vacina vai às unidades de saúde Morro dos Sargentos, no bairro Serraria, e Morro da Cruz, no Partenon, das 8h às 17h. Para receber a vacina, é preciso apresentar documento de identidade com CPF.
A segunda dose da Pfizer vai ser aplicada em todos os pontos de vacinação. O intervalo de aplicação das doses da Pfizer/BioNTech é de oito semanas. Podem buscar a segunda dose do imunizante pessoas vacinadas até 5 de agosto.
Com relação à segunda dose de Coronavac/Butantan e Oxford/AstraZeneca, segue mantido o intervalo de 28 dias e dez semanas, respectivamente. Assim, quem recebeu a primeira dose até 2 de setembro (Coronavac) e 22 de julho (Oxford) já pode completar o esquema vacinal. Para segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação.
Podem receber a dose de reforço pessoas com 70 anos ou mais, vacinadas com a segunda dose até 30 de março, e imunossuprimidos de todas as idades com esquema vacinal completo, até 1º de setembro, desde que se encaixem nos critérios a seguir:
– Imunodeficiência primária grave
– Quimioterapia para câncer
– Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras
– Pessoas vivendo com HIV/Aids
– Uso de corticóides em doses maiores de 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias
– Uso de drogas modificadoras da resposta imune
– Pacientes em hemodiálise
– Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias)
Para receber a terceira dose, é preciso apresentar documento de identificação e carteira de vacinação com o registro das duas doses. Para imunossuprimidos, é necessário um comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.