Projeto sobre denominação de Porto Alegre causa polêmica na Assembleia

Projeto que relaciona cidade á Participação Popular recebeu emenda com acréscimo do termo 'Liberdade Econômica', o que causou reação

Comissão de Educação da Assembleia é liderada por Sofia Cavedon (PT) e Issu Korch (PP) | Foto: Vinicius Reis/Agência ALRS
Foto: Vinicius Reis/Agência ALRS

O projeto que busca denominar Porto Alegre como a capital da Democracia e da Participação Popular, de autoria da deputada Sofia Cavedon (PT), causou discussões no plenário da Assembleia Legislativa na sessão desta terça-feira. A deputada Any Ortiz (Cidadania) decidiu apresentar uma emenda ao projeto sugerindo que seja acrescentado o termo “e da Liberdade Econômica”. A emenda teve o apoio dos deputados da bancada do Novo.

A sugestão de acréscimo ao texto causou reação. Autora do projeto, Sofia criticou a emenda porque, segundo ela, a liberdade econômica não representa uma tradição na cidade. A deputada acrescentou que o projeto tinha como referência o fato de a capital ter sido o berço do Orçamento Participativo. Ela ainda rebateu dizendo que cabia aos colegas votar contra o texto, e não aprovar a modificação.

Em reação, Any argumentou que a emenda era um direito legítimo de todos os parlamentares. “Liberdade econômica é sobre liberdade de escolha, de oportunidade, de prosperidade. Porto Alegre é uma cidade plural”, ressaltou. Apesar do debate, a votação acabou adiada para a próxima sessão.