Prefeitura de Canoas lança plano de reestruturação do transporte público

Prefeito anunciou 11 medidas buscando contornar a crise dos ônibus no município

Novo acordo prevê que Sogal seguirá operando até o final de sua licitação em 2023. Foto: Tony Capellão/PMC

A prefeitura de Canoas anunciou, hoje, um plano de restruturação do transporte público visando contornar a crise do setor e melhorar o serviço prestado. O município vai comprar passagens antecipadamente para uso em um novo programa social de combate ao desemprego e retomada do desenvolvimento. Cerca de 10 mil cidadãos devem ser beneficiados com a medida. Ao todo, serão adquiridas 768.750 passagens, com um investimento de R$ 3,69 milhões, a ser parcelado em cinco vezes, entre 1º de outubro e janeiro de 2022.

O programa, que precisa ser aprovado pela Câmara de Vereadores, deve durar quatro meses e contemplar pessoas que se inscreveram no auxilio emergencial municipal. Oitenta passagens devem ser repassadas a cada contemplado. Os detalhes foram divulgados em uma coletiva de imprensa, nessa tarde.

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, também projetou o lançamento, em até 90 dias, de uma licitação para definir que empresa vai assumir a operação das linhas seletivas de transporte. A Sogal, que já opera o transporte coletivo e previa prestar o serviço seletivo, vai poder seguir operando as linhas convencionais até o fim do contrato, em 2023.

A proposta da Administração Municipal também prevê a contratação de outro sistema de bilhetagem, a fim de gerar mais competitividade e economia ao usuário.

A Prefeitura ainda deve lançar o Programa de Financiamento das Gratuidades, em que vai subsidiar e regular as passagens para idosos de 60 a 64 anos, pessoas portadoras de necessidades especiais e estudantes. Uma comissão vai ser criada para avaliar situações pontuais sem prejudicar as pessoas que tiverem mais necessidade.

Na solenidade, a Sogal e o Sindicato dos Rodoviários assinaram, com a prefeitura, o Termo de Composição que coloca em prática o Plano de Reestruturação. O documento vai ser enviado ao Ministério Público Estadual a fim de que seja celebrado um Termo de Ajustamento de Conduta. Já o Executivo canoense se comprometeu a retirar as ações judiciais movidas contra a Sogal.

Para o prefeito Jairo Jorge, a medida é urgente e necessária. “Chegamos a um importante acordo para melhorar o transporte público da cidade, melhorar as condições de trabalho dos funcionários da empresa de ônibus e romper o monopólio para gerar mais competividade e qualidade na prestação de serviço Além disso, vamos investir em um novo programa social, importantíssimo no combate ao desemprego e na retomada do desenvolvimento”, declarou.

Entre as 11 medidas anunciadas hoje, a Prefeitura de Canoas também informou que planeja avaliar as linhas existentes e estudar a criação de novas rotas de ônibus.