Melo projeta início das discussões sobre o Plano Diretor do 4º Distrito nos próximos meses

Área compreende os bairros Floresta, São Geraldo, Navegantes e Humaitá

Foto: Alina Souza/Correio do Povo

A prefeitura de Porto Alegre quer ampliar as discussões sobre a qualificação da estrutura da cidade, que tiveram início pelo Centro Histórico. E o próximo passo da administração será a modernização da região que compreende os bairros Floresta, São Geraldo, Navegantes e Humaitá – o 4º Distrito.

Em entrevista ao programa Agora, da Rádio Guaíba, o prefeito Sebastião Melo (MDB) revelou que, assim como ocorre no Centro Histórico, pretende implementar um novo Plano Diretor na área. Enquanto a primeira proposta está pronta e apta a ser enviada à Câmara de Vereadores. a segunda ainda está em fase inicial de discussões.

“O Plano Diretor do Centro Histórico nós protocolamos nesta semana, e o segundo a sair da forma será o do 4º Distrito. Ele vai ser um indutor do desenvolvimento. Ali tu tem uma restrição de altura, por causa do aeroporto, mas tem soluções urbanísticas que podem ser enfrentadas. Já tem coisas boas, mas falta andar mais rápido”, afirma.

Com o novo Plano Diretor, a gestão pretende impulsionar investimentos públicos e privados na região. O local ganhou popularidade ao longo dos últimos anos, especialmente em razão da migração do público boêmio, que antes ficava concentrado apenas em bairros como a Cidade Baixa e o Moinhos de Vento, para a zona Norte.

Viaduto dos Açorianos será reaberto amanhã

Outra estrutura importante para a mobilidade e a autoestima de Porto Alegre poderá voltar a receber o público nesta terça-feira (28). Trata-se do viaduto dos Açorianos, localizado na avenida Borges de Medeiros, que está há quase um ano em meio interditado. As obras na estrutura devem ser encerradas ainda hoje.

“Tem algumas coisinhas para fazer. Vamos abrir amanhã, às 7h, porque o trânsito começa cedo. Eu não vou inaugurar nenhuma obra na minha gestão. Eu vou entregar as obras à população. Quando tiver pronto, vou mandar abrir. Farei tantas vistorias quanto foram necessárias, mas não vai ter ‘cortação de fita'”, ressalta Melo.

Agenda

Ao falar sobre mobilidade urbana, o prefeito reiterou o desejo de ver a criação de um fundo com participação os governos federal e estadual para bancar a implantação de um novo sistema de transporte. Melo deixou claro que sempre quando tem a oportunidade de ir a Brasília, trata do assunto.

O prefeito de Porto Alegre seguirá, nos próximos dias, para a Europa. Na Espanha, ele cumprirá uma agenda voltada para o setor. “Chegaremos no domingo, temos uma reunião com a agência que quer financiar uma obra na Farrapos. Estou tentando ainda fechar mais agendas de mobilidade”, destaca.