Com decisão do TCU, pedágios do Polo de Pelotas caem de preço a partir desta terça

Condutores de automóveis, por exemplo, voltarão a pagar R$ 12,30

Foto: Gustavo Vara / Arquivo / CP

A partir desta terça-feira, o pedágio fica mais barato no Polo Rodoviário de Pelotas, formado pelas cinco praças administradas pela Ecosul nas BR’s 116 e 392, na metade Sul. Com isso, motoristas de automóveis, por exemplo, voltarão a pagar R$ 12,30.

A redução ocorre após o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovar por unanimidade, na última semana, o parecer do ministro Augusto Nardes que suspendeu o aumento de aproximadamente 8% no valor dos pedágios concedido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) no mês de agosto.

Comunicada, da decisão, a ANTT solicitou à Ecosul a redução dos valores. A concessionária se manifestou na manhã desta segunda-feira, por meio de nota, dizendo que vai seguir a determinação judicial. A Ecosul também reiterou que cumpre integralmente e rigorosamente o contrato de concessão, válido até março de 2026.

A empresa manifestou contrariedade em relação à medida imposta pelo órgão de controle. “Uma vez que afronta diretamente a regulação da Agência, a segurança jurídica, o ambiente de negócios no Rio Grande do Sul e no Brasil e, consequentemente, o próprio equilíbrio econômico e financeiro do contrato”, critica a nota.

Com base nas previsões legais, a concessionária afirmou que vai apresentar defesa de modo a recompor o reajuste. A Ecosul responde pela manutenção e operação diária de 457,3 quilômetros de rodovias e presta atendimentos de emergência 24 horas, atendimento médico com ambulâncias, socorro médico e remoção de veículos por meio do serviço de guincho.